6 dicas de cuidados dos pés e higiene para incluir na sua rotina de beleza!
Se você já tem uma rotina de beleza no seu dia à dia para áreas como rosto, pescoço, mãos e região do colo você já está no caminho certo. Afinal essas são partes do corpo que ficam expostas ao sol e precisam de atenção especial para manter a saúde da pele. Além disso nos ajuda a ter a autoestima elevada. Com certeza você está sempre em busca de mais conhecimento, por isso preparamos 6 dicas de cuidados dos pés e higiene para incluir na sua rotina de beleza!
Hoje em dia as rotinas de Skin Care estão super em alta e ganha mais adeptos, entre homens e mulheres todos os dias.
O que muita gente ainda não pratica é o cuidado e a higiene dos pés, que também são fundamentais para nossa saúde.
Os pés sustentam todo o nosso peso corporal, garantindo o equilíbrio necessário para que possamos nos deslocar com conforto a qualquer lugar, fazer exercícios, praticar atividades do dia à dia e também atividades esportivas.
Sabendo da importância desse suporte, vale a pena começar a investir em uma rotina de cuidado e higiene dos pés mais cuidadosa e específica. Se você deseja conhecer mais sobre esse assunto confira as práticas que vamos te ensinar abaixo:
Saiba como cuidar e manter a higiene dos pés, veremos nesse artigo 6 dicas de cuidados dos pés e higiene para incluir na sua rotina de beleza!
Os pés são uma ferramenta incrível do corpo humano, veja que incrível, o pé humano tem uma ampla variedade estrutural para aguentar cargas, distribuir pesos variados e se adaptar a diferentes tipos de superfícies. Essa complexidade com certeza é compreendida e pode ser melhor cuidada pelos profissionais dos pés, desde médicos, enfermeiros e podólogos.
E aqui já vai um importante aviso, se você sente que tem um problema com os pés é recomendado procurar um profissional o mais breve possível.
Os pés realmente precisam de cuidados, mas é uma das partes do corpo mais nigligenciada pelas pessoas. Porém é inegável a sua importância, isso explica porque, quando o cansaço toma conta, tudo o que queremos é tomar um banho relaxante e deitar para manter os pés elevados, para descansa-los, inclusive, essa prática favorece a circulação sanguínea na parte inferior do corpo, promovendo alívio de desconfortos e redução do inchaço.
Outros cuidados vão melhorar os resultados no cuidado com os pés. Separamos 6 dicas para você, lembrando que elas não precisam seguir uma ordem. O ideal é entender a forma de aplicá-las na sua rotina e, depois, escolher a sua favorita de acordo com cada momento.
Então veja a seguir as 6 dicas de cuidados dos pés e higiene para incluir na sua rotina de beleza que preparamos para você:
1. Limpeza
A lavagem completa consiste em esfregar suavemente os pés com bastante água corrente e sabonete de boa qualidade. Dê atenção, principalmente, aos espaços entre os dedos, passando uma esponja vegetal entre eles para remover o suor e a sujeira.
Faça o enxágue com água abundante, até remover o sabão e sentir que os pés ficaram menos lisos. Em seguida, utilize uma toalha macia para secar toda a pele. Novamente, foque na região entre os dedos, pois o acúmulo de umidade pode favorecer o aparecimento de fungos e mau cheiro.
Por isso, uma dica é não usar meia nem sapato fechado logo após lavar. E caso você tenha tendência à transpirar na região, faça uso regular do desodorante para os pés.
2. Esfoliação
A prática é interessante quando sentimos a necessidade de uma limpeza mais profunda. Isso porque tem como objetivo remover as células mortas e promover a renovação da pele, de modo a deixá-la mais lisa e agradável ao toque, além de absorver melhor o hidratante, por exemplo.
Por ser um pouco mais agressiva que a lavagem, a esfoliação torna-se mais adequada quando realizada a cada 10 ou 15 dias. Utilize sempre produtos que contenham pequenas partículas para “raspar” a camada superficial dos pés.
Faça a aplicação da fórmula com leve pressão e movimentos circulares, até perceber que a pele ficou mais sensível ao tato. Você vai sentir uma sensação de relaxamento e frescor após o enxágue.
3. Hidratação da pele
O procedimento deve ser feito sempre após a limpeza, já que a pele higienizada estará pronta e com os poros abertos para receber ingredientes benéficos dos hidratantes. Então, procure separar alguns minutos após o banho para cuidar dos seus pés com hidratação.
Cremes emolientes ajudam a restaurar a oleosidade natural da pele, prevenindo o ressecamento e as rachaduras. Priorize, portanto, fórmulas que levam ureia, glicerina, óleos vegetais e até manteigas, como a de karité e murumuru. Após aplicar, aguarde alguns minutos até que o hidratante seja absorvido e consiga agir.
4. Massagem
Eis aqui outro cuidado complementar à higiene dos pés que merece ser incluído em sua rotina. Afinal, tem coisa melhor que sentir cada centímetro do corpo bem relaxado? Uma boa dica é começar pelos pés, já que é possível que você aplique a técnica por conta própria.
Vale usar tanto óleos quanto cremes hidratantes para facilitar o deslizamento das mãos sobre os pés. Aproveite para acender uma vela perfumada enquanto realiza a massagem. Dessa forma, estará aliviando a tensão e mandando qualquer sinal de estresse embora.
Cada pessoa tem suas preferências em relação aos movimentos, sejam mais intensos, sejam delicados. O importante é adaptar a prática ao seu gosto, transformando esse instante em uma ocasião especial de autocuidado.
5. Escalda pés
Trata-se de processo ideal para aqueles dias mais corridos, quando a única coisa que desejamos é aliviar o desconforto na região das pernas. Basta uma bacia preenchida com água morna e alguns produtinhos para cumprir o ritual de cuidado.
Você pode colocar sais de banho com fórmulas agradáveis, como lavanda ou calêndula, dentro do recipiente. Mexa bem, até dissolver o produto, e mergulhe os pés dentro da solução. Aproveite o momento de pausa para ler, assistir algo, conversar com alguém ou apenas contemplar esse intervalo só seu.
Uma super dica são os Sachets da Linha Pink da GRANADO, que são produzidos a partir de cristais de sal marinho.
6. Limpeza das unhas
O corte das unhas deve ser feito a cada 15 dias, em média, para evitar que encravem, gerando inflamações doloridas e manter a higiene. Nesse processo, evite a retirada dos cantinhos e passe uma lixa nas extremidades, até igualar tudo e manter a superfície lisa.
Sempre remova o esmalte com produtos adequados e enxaguar bem. Se possível, mantenha sempre as suas cutículas intactas e bem hidratadas, porque elas formam uma barreira protetora contra micro-organismos nocivos.
A limpeza das unhas fica mais fácil se você amolecer a pele do entorno. Para isso, utilize o leite de imersão com água morna, deixando os pés imersos nessa solução por 15 a 20 minutos. Não é necessário enxágue, já que a proposta é realmente deixar os ingredientes do produto agindo na pele pelo tempo máximo.
Siga essas dicas, elas vão te ajudar a cuidar melhor dos seus pé, incluindo o cuidado dos pés na sua rotina de beleza.
Dica para Profissionais
Se você é um profissional dos pés, é importante se especializar cada vez mais pois a área está cada dia mais especializada e competitiva.
A área da sáude do pés no Brasil teve um grande feito esse ano com o Lançamento do primeiro livro de podiatria do Brasil
O Manual de Podiatria passo a passo para o cuidado com os pés, editora Lemar&Goi.
O site CUIDADO DOS PÉS é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento especializado de profissionais. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.